No município de Guarapari, no Espírito Santo, há um lugar aonde a preservação da natureza vem em primeiro lugar. O Parque Estadual Paulo César Vinha tem este nome em homenagem ao biólogo de mesmo nome, assassinado em 1993 depois de uma árdua luta contra a exploração de areia na região.

Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari - Espírito Santo

O Parque foi criado em 1990 com o nome de Parque Estadual do Setiba. São cerca de 1500 hectares da Mata Atlântica. A beleza está em cada canto com suas lagoas, dunas e planícies alagadas. As formações vegetais são inúmeras como a Mata Seca, Floresta Permanentemente inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e vegetação pós-praia. Plantas rasteiras e árvores grandes, bem como uma boa variedade de orquídeas, bromélias, clúsias, aroeira e cactos encontram abrigo neste fascinante lugar.

Há também uma grande variedade de animais, entre mamíferos, aves, insetos, peixes, anfíbios e répteis. Como não podia deixar de ser, no Parque estão protegidos animais ameaçados de extinção como a pimenteira rosa, maitaca e o ouriço preto.

Mas quem visita o Parque já chega sabendo que sua maior atração é, sem dúvida, a lagoa de Caraís. Para acessá-la, o visitante segue uma trilha de 2,5 km. Plantas e animais fazem parte deste percurso. A lagoa fica próxima do mar e em certas épocas do ano as águas escuras da lagoa se misturam com as do mar, em um belo espetáculo.

Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari

Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari - Espírito Santo

Parque Estadual Paulo César Vinha ES

Brejos Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari - Espírito Santo

Parque Estadual Paulo César Vinha

Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari Espírito Santo

A praia do Parque se chama D’ulé e é impossível não se surpreender com as enormes dunas de 17 metros de altura na parte norte. Nesta região, as boas ondas agradam os praticantes de surf.

O Parque fica em uma área de preservação ambiental e quem deseja visitar o local precisa seguir normas para evitar degradação ambiental. O Parque Paulo César Vinha fica aberto diariamente, das 08:00 às 17 horas. O acesso é feito pela Rodovia do Sol, km 37,5, em Guarapari, no Espírito Santo.

Muita natureza e cenário paradisíaco esperam sua visita. Venha conhecer!