Rio Grande do SulÉ no Parque Nacional dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Norte, que se localizam os 5 maiores canyons do Brasil. Com uma paisagem deslumbrante, o passeio é simplesmente imperdível. Além da beleza, muitas lendas e histórias fazem parte do imaginário dos moradores.

 

O Parque foi criado em 1959 e fica na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O maior canyon e o mais famoso é o Itaimbezinho, com 5,8 km de extensão, largura máxima de 2 km e altura máxima de 700 metros. O desfiladeiro é percorrido pelo arroio Perdizes.

A infraestrutura do Parque é ótima e garante todo o conforto para seus turistas, como centro de visitantes, espaço cultural para exposição, sanitários, auditório, estacionamento e lanchonete. Para quem pretende visitar o lugar vale o lembrete: a temperatura média anual é de 16 º e a melhor época para ir é em janeiro. O parque inteiro mede 13.082 hectares de extensão. Os meses de inverno são congelantes.

Parque Nacional dos Aparados da Serra – Fotos

Aparados da Serra RS

Rio Grande do Sul

Sendo uma unidade de conservação brasileira, é permitida a visitação normalmente, mas proibido pernoitar ou acampar no parque. O parque possui três trilhas abertas ao público.

As atrações naturais são muitas. Trilhas levam os turistas até as bordas do Itaimbezinho. Em dias claros de sol a visão é tão ampla que é possível avistar inclusive o litoral do Rio Grande do Sul.

Quem curte aventuras possui muitas outras opções de divertimento no local. Há trilhas que levam ao vale dos rios. Contudo, para aventurar-se é preciso experiência e bastante preparo físico. Somente para chegar até o vale do Rio do Boi, no interior do cânion, são 8 horas de caminhada. Lá há um lugar chamado Cruz, onde a atração são curvas formadas pelas fendas nas montanhas. As cachoeiras merecem destaque e a mais conhecida é a Véu de Noiva. A rara Floresta de Araucária também é digna de observação.

Esses são apenas alguns dos motivos que convidam você a visitar o Parque Nacional dos Aparados da Serra. Não deixe de fazer esse passeio fascinante.