Visitar o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense significa dispor de 135 mil hectares de área, mais ou menos 1% do total do Pantanal Matogrossense, que podem ser visitados de lancha, em passeios de um dia, ou com barcos-hotel. O Parque fica na região de confluência dos rios Cuiabá e Paraguai e abriga animais típicos daquele ecossistema, como jacarés, capivaras, cervos, tuiuiús, onças pintadas e ariranhas.

Pantanal Matogrossense mato grosso

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é um resultado do Decreto nº 86.392, de setembro de 1981 e representa o principal destino turístico do estado do Mato Grosso. O acesso é feito via cidade de Poconé, a 102 km da capital, Cuiabá. Sua sede fica sobre um platô – para ficar a salvo de inundações – composto por escritórios e residências que abrigam os funcionários do parque, bem como as embarcações nas quais são feitas as atividades de proteção e conservação ambiental. Não há, no entanto, Centro de Visitantes.

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense mato grosso

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

 

O fato de não haver estrutura para visitantes é um dos motivos pelos quais não há tantas opções de passeio. No entanto, trata-se de um dos ecossistemas mais interessantes do mundo, sendo que a maior parte dele está localizada em território brasileiro. Para os passeios diários de lancha, é necessário apresentar uma autorização 15 dias antes da visita. Já no caso dos barcos-hotel, os mais populares saem da região do município de Corumbá. A melhor época do ano para visitar o Parque é na seca, de abril a setembro – nesse período é possível ver as planícies e os animais, que ficam nas porções de terra próximas aos rios.

Informações importantes

O Parque é uma Área de Conservação Ambiental, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade. Por isso, ao mesmo tempo que importante e interessante conhecer o Pantanal, é importante respeitar as regras do lugar. Para fazer trilhas ou caminhadas, por exemplo, é necessário ter uma autorização. Pesca, caça e observação noturna de jacarés são expressamente proibidas em qualquer época do ano, mesmo que tenham caráter esportivo.

Pantanal Matogrossense

Vitoria Regia Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

passeio de cavalo Pantanal Matogrossense

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense aves

Capivara Pantanal Matogrossense

por do sol Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Jacare Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

A criação do parque e seu reconhecimento por parte das autoridades deu fim a décadas de desmatamento predatório e caça ilegal. Nos anos 2000, foram registradas 56 espécies de mamíferos, 76 de repteis, 251 de aves e 135 de peixes. Junto com o Parque Nacional, também receberam o selo de Patrimônio Mundial outras quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do Pantanal.

Venha conhecer o Pantanal Matogrossence!