Uma excelente dica para os aventureiros que visitam Campos do Jordão é o Complexo da Pedra do Baú. A altura impressiona a todos. São quase 2000 mil metros de altitude de uma imensa formação rochosa. Localizado no município de São Bento de Sapucaí, os visitantes são atraídos por um dos cenários mais impressionantes do Brasil.

Complexo-da-Pedra-do-Baú

São três enormes rochas que causam sensação. A Pedra do Baú possui cerca de 1950 metros de altitude, o Bauzinho, 1760 metros e a Ana Chata, 1670. As “menores” pedras ficam localizadas ao redor da principal.

Da Pedra do Bauzinho é possível apreciar o belo panorama da Pedra do Baú, localizada bem em frente, chamando atenção pelo seu imenso paredão rochoso.

Subida até a Pedra do Baú

Quem quer se aventurar e subir a Pedra do Baú, deve pegar uma trilha cujo percurso tem 1 hora e meia de caminhada. Depois, novos obstáculos. Escadas de ferro e vergalhões cravados na rocha é a única maneira de escalar os paredões estreitos. Preparo físico e uma boa dose de coragem são requisitos principais para chegar ao topo. O ideal é não se aventurar sozinho e contratar guias especializados naquele trajeto, com conhecimento local.

Tudo é compensado depois que se alcança o topo. O visitante poderá caminhar por sobre a base e admirar o impressionante panorama. De um lado, a belíssima serra de Campos do Jordão. Voltando-se para o outro lado, é possível avistar as montanhas verdejantes de Minas Gerais. E quem tiver coragem de dar alguns passos em direção à ponta da Pedra do Baú, há um precipício de tirar o fôlego. Recomenda-se que pessoas propensas à vertigens não se aproximem de lá.

Pedra-do-Baú

Complexo-da-Pedra-do-Baú-sp

Pedra-do-Baú-Campos-do-Jordão-SP

Pedra-do-Baú-em-Campos-do-Jordão-SP

Pedra-do-Baú-sp

A Ana Chata se localiza em meio a trilha da Pedra do Baú, avistada de alguns ângulos da estrada. Rapel e alpinismo são esportes praticados por lá e quem ama aventura certamente irá encontrar o lugar certo.