Quem conhece a Pedra Bonita, no Rio de Janeiro, sabe que do alto dos seus 696 metros se descortina um dos mais lindos panoramas da cidade. Essa montanha onde se pratica vôo livre, caminhadas e alpinismo fica entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, na zona sul da capital carioca. Diz a lenda que foi um nobre que deu o nome de Pedra Bonita à montanha, maravilhado que ficou diante da paisagem que se tem lá do topo.

 Pedra Bonita - Rio de Janeiro RJ

Pedra Bonita – Um dos encantos do Rio de Janeiro

Infelizmente, com o decorrer dos anos o lugar vem sofrendo com a degradação. No passado a Pedra Bonita era coberta por Mata Atlântica. Atualmente sua cobertura original só é encontrada nos lugares de difícil acesso. Mesmo assim o encanto de Pedra Bonita permanece.

O desmatamento ocorrido na época do Império fez com que a área fosse ocupada e quem percorre as trilhas ainda vai se deparar com ruínas de construções coloniais e também de construções recentes. Essas trilhas foram construídas para se ter acesso ao desmatamento e para as famílias que viviam no lugar.

Em 1967 a área foi transformada em Parque Nacional, o número de moradores diminuiu e houve o avanço de uma floresta secundária. Com 15 hectares cobertos de capim, há resquícios de culturas e árvores exóticas, plantações de flores e culturas de subsistência.

Pedra Bonita - Rio de Janeiro RJ

Pedra Bonita Rio de Janeiro RJ

A trilha para a Pedra Bonita não oferece grandes dificuldades, apesar de ser um pouco íngreme e assustar em um primeiro momento. Não é preciso muito preparo físico para chegar ao topo, em uma subida que leva em torno de meia hora. Contudo, qualquer cansaço é superado ao se deparar com a paisagem deslumbrante que a Pedra Bonita proporciona aos seus aventureiros. De lá avista-se a zona oeste, a maior parte da zona sul, Floresta da Tijuca e a Pedra da Gávea.  E quem por ali deve aproveitar e conhecer a rampa de vôo livre e a trilha da Agulhinha. Nos fins de semana o parque é muito visitado, portanto se você quer fazer sua trilha com mais calma, procure visitar de segunda à sexta. No verão ocorrem muitas tempestades ao entardecer, por isso é conveniente evitar caminhadas nesse horário.

A trilha principal que leva à Pedra Bonita começa perto do primeiro estacionamento e é um antigo caminho colonial. Utilizada por moradores, exploradores de camélias e excursionistas, a trilha passa por mirantes e capinzais. É um passeio realmente imperdível.

 

Conheça outros pontos turísticos do Rio de Janeiro