Localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea é muito procurada por quem curte fazer caminhadas em trilhas e escaladas. De espetaculares 844 metros de altura acima do nível do mar, a Pedra é um monumento natural e tem esse nome devido ao seu formato de cesto, conhecido como Gávea.

Pedra da Gávea, turismo no Rio de Janeiro RJ

Pedra da Gávea – Histórias e lendas

Há muitas histórias e lendas que cercam o lugar e que fascinam seus freqüentadores. Muitos dizem que a montanha foi esculpida pelos Fenícios. São encontrados por lá também caminhos de pedras e senzalas ainda do tempo colonial.

A Pedra da Gávea é um local muito visitado pelos adeptos de esportes radicais, mas infelizmente há o registro de muitos acidentes por lá. Pessoas sem experiência e com equipamentos não adequados arriscam-se a tentar vencer as encostas, sem contar com a ajuda de pessoas capacitadas para isso. E o resultado muitas vezes é trágico.

Do alto da Pedra, a vista é magnífica, considerada como a mais espetacular do Rio de Janeiro. Lá de cima pode se avistar a maior parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, o morro do Corcovado e também as praias de São Conrado e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Niterói e a Barra da Tijuca.

 vista da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro RJ

turista na Pedra da Gávea RJ

visão panoramica na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro

A trilha é de fácil acesso nas encostas suaves. Isso até chegar a Carrasqueira, um paredão de 30 metros de altura. Lá realmente o caminho complica. Para transpô-la somente com equipamento de segurança e com experiência em escaladas.

No verão as temperaturas ficam elevadas, chegando próximo aos 40 graus e por isso as tempestades são freqüentes e todo o cuidado é pouco. Nas outras estações o clima fica mais ameno, tornando mais agradáveis os passeios.

Abaixo você confere um vídeo gravado por alguns aventureiros que subiram a Pedra da Gávea:

Visite a Pedra da Gávea, uma das maravilhas da Cidade Maravilhosa e mais um importante local para Turismo no Rio de Janeiro.

Mais pontos turísticos do Rio de Janeiro