Um dos mais famosos pontos turísticos baianos, o Pelourinho – também conhecido popularmente como Pelô – é um bairro de Salvador, localizado no Centro Histórico da cidade. O Pelourinho faz parte da UNESCO e seu conjunto arquitetônico é muito especial. Seus casarios dos séculos 17 e 18 fascinam os turistas pelas suas cores fortes e pelas muitas histórias que guardam lá dentro.

A arquitetura única do Pelourinho

Salvador nasceu no Pelourinho. Fica na parte mais alta da cidade, em frente ao porto. Tomé de Souza foi quem construiu as casas e os sobrados na parte superior e que séculos depois trazem a história do Brasil dentro das suas construções.

O Pelô é um polo cultural. É ali que se localizam a Casa de Jorge Amado, o Olodum e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. Um passeio pelas ladeiras e vielas levarão você a conhecer a alma de Salvador. As igrejas e museus são riquezas arquitetônicas do passado. O Centro Histórico abriga os melhores bares e restaurantes com todo o sabor da culinária baiana e as lojas estão sempre cheias de turistas em busca do belo artesanato local.

 

Comércio no Pelô

Multicultural, o Pelourinho também atrai gente famosa. Caetano Veloso, Paul Simon e Michael Jackson já passaram por lá, com direito à gravação de clip.

Pelourinho é considerado atualmente um grande shopping a céu aberto, sempre oferecendo as mais diversas atrações artísticas e musicais, museus, teatros e igrejas, entre outros. A efeverscência cultural atrai todos, até quem não é turista. Todas as noites está acontecendo alguma coisa. Reggae, roda de capoeira, apresentações variadas. O Pelourinho é um encanto só.

Um dos pontos mais apreciados do Pelourinho é a Praça XV de Novembro, também conhecida como Terreiro de Jesus. A Igreja dos Jesuítas (atual Catedral Basílica), ainda mantém características urbanas dos outros séculos.  Sobrados ricamente adornados e três igrejas trazem o passado de volta, quando Salvador foi capital da colônia.

Venha conhecer o Pelourinho nas suas próximas férias.