“Se no mundo existe um meio, ele fica em Macapá”. É com esse slogan que a Secretaria de Turismo define o Polo Meio do Mundo, uma das atrações mais frequentadas de toda a região Norte. O Polo é conhecido por ser dividido entre o hemisfério Norte e o Hemisfério Sul, por meio da famosa Linha do Equador, fazendo com que você, com um simples passo, consiga atravessar o hemisfério enquanto se diverte no Amapá.

Polo Meio do Mundo - Amapá

Atrações de Polo Meio do Mundo

O lugar é repleto de atrações como o Marco Zero, que é um imenso relógio de 20 metros de altura, que simboliza a divisão dos hemisférios. Percorrendo toda a área do Ponto, existem inúmeras placas de sinalização que mostram em qual hemisfério o turista se encontra, fazendo com que todo o conceito de divisão equatoriana fique bem fixo na mente de quem passa pelo Amapá.

Fenômeno Solar

Mas o Polo Meio do Mundo também tem uma atração fenomenal no Equinócio de Primavera. Nas datas 23 de setembro e 21 de março, ocorre um movimento natural. Em ambas as datas, o dia e a noite possuem exatamente 12 horas, pois a luz solar incide igualmente nos dois hemisférios, exatamente onde a Linha do Equador está localizada; sendo assim, quem fica justamente em cima da Linha do Equador, tem a oportunidade de ver o Dia e a Noite de apenas um lugar, o que é bastante curioso, já que isso só é possível para quem visita o Polo Meio do Mundo.

Polo extremo norte Polo Meio do Mundo - Amapá

Marco zero Polo Meio do Mundo - Amapá

O Mistério das Águas

Outra curiosidade bastante interessante é que a água gira no sentido anti-horário, graças à aceleração do movimento superficial terrestre; sendo assim, quem está no Hemisfério Norte vê a água girando no sentido anti-horário e quem está no Hemisfério Sul, vê a água girando no sentido horário, algo que pode fascinar a muitos turistas e moradores da região Polo Meio do Mundo. Não perca a oportunidade de conhecer esse lugar incrível, quando vier ao Amapá!