Sem dúvida considerada o cartão postal de Florianópolis, a ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo.

Ponte Hercílio Luz – Florianópolis SC

Ponte Hercílio luz – Florianópolis

A ponte foi projetada por arquitetos amenricanos e terminada sua construção em 13/05/1926 durante a gestão do então governador Hercílio Luz, que infelizmente faleceu antes de vê-la finalizada.

A ponte foi um marco para os habitantes de Florianópolis, que enfrentavam um verdadeiro calvário para fazer a travessia da ilha ao continente e vice-versa. O transporte até então era feito por balsas e o serviço era péssimo. Não havia sequer cobertura para proteger as pessoas das variações climáticas.

Além disso, um dos motivos para a construção da ponte era a tentativa do governador Hercílio Luz em tentar consolidar Florianópolis como capital do Estado. Alguns movimentos defendiam a mudança de capital para Lages, pois outras cidades consideravam a ilha distante demais.

Para começar a construir a ponte também não foi nada fácil do ponto de vista financeiro. Depois de conseguir, finalmente, um empréstimo equivalente a dois orçamentos anuais do Estado, a ponte Hercílio Luz começou a ser construída em novembro de 1922. O pagamento, porém, levou mais de 50 anos para ser efetuado.

Desde 1991 a ponte Hercílio Luz está fechada por medida de segurança, servindo apenas de cartão postal e embelezamento da cidade. Hoje patrimônio histórico e artistico, ela está sendo restaurada em uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Florianópolis. A promessa é que a ponte seja entregue aos habitantes da capital até a metade de 2013.

Ponte Hercílio Luz floripa sc

Ponte Hercílio Luz em santa catarina

Ponte Hercílio Luz floripa a noite

A ponte Hercílio Luz faz parte do cenário belíssimo da ilha de Santa Catarina. Venha conhecer!

Conheça também as praias de Santa Catarina