Foi na praia da Coroa Vermelha que, conforme os registros históricos, Pedro Alvarez Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500. Lá também foi rezada a primeira missa em solo brasileiro. Estes são um dos atrativos desta praia localizada entre Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. O turista que a visitar vai se deparar ainda com uma cruz que demarca o local da primeira celebração religiosa no Brasil, além de uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, trazida por Cabral.

Praia de Coroa Vermelha Porto Seguro

A praia da Coroa Vermelha, a praia mais histórica do Brasil

Mas Coroa Vermelha não se destaca só por isto. Como todas as praias do litoral sul da Bahia, suas águas rasas e areias brancas atraem turistas que querem fugir do agito de outros locais de Porto Seguro. A enseada é belíssima e tranqüila. O artesanato da praia é produzido pelos índios pataxós.

Depois de mergulhar nas águas calmas e mornas e admirar o artesanato indígena, o turista certamente vai se deliciar com a típica culinária baiana, nas famosas barracas. Estas fazem a alegria dos turistas entre dezembro e março, quando aumenta a visitação.

Há uma curiosidade em relação a Coroa Vermelha. Quando a maré fica baixa, o banco de areia forma pequenas trilhas e o turista tem a impressão que está caminhando por sobre o mar. O banco de areia traça um pequeno círculo e possui um leve tom vermelho, dando origem ao nome da praia. Fascinante, não?

 

Faça suas malas e curta o verão na praia da Coroa Vermelha, onde tudo começou!