À leste de Ilhabela se localiza uma das mais belas praias do litoral norte paulista. A Praia de Castelhanos se destaca por sua beleza natural. Em compensação o acesso é difícil e o local conta com pouca infraestrutura. Mas nada disto é capaz de abalar a disposição de quem deseja conhecer a linda paisagem da praia. As ondas fortes atraem os surfistas que costumam visitá-la com frequência. O único meio de hospedagem é um camping.

Praia de Castelhanos - Ilhabela


Para chegar à praia de Castelhanos as indicações são por meio de placas bem visíveis. A entrada da trilha de 22 quilômetros fica no bairro da Água Branca, parte central de Ilhabela. Nem sempre as condições da estrada facilitam o trajeto. A recomendação é que seja feita por Jipes 4X4 e motos. Também é possível seguir a pé ou de bicicleta, porém o equipamento deve estar em dia. De Jipe o percurso leva 1 hora ou 3 horas caminhando.

Praia de Castelhanos Ilhabela SP

Praia de Castelhanos em Ilhabela SP

Trilha Praia de Castelhanos - Ilhabela SP

A estrada que leva à praia segue por dentro do Parque Estadual de Ilhabela. Durante o percurso o aventureiro pode observar diversas espécies de pássaros e se maravilhar com a natureza sempre exuberante da Mata Atlântica. São encontradas várias trilhas e, com elas, algumas atrações como a Cachoeira do Gato e a Praia do Gato, hoje quase deserta. Ainda em outra trilha é possível se deparar com engenhos de tempos idos e um antigo cemitério de escravos.

A praia de Castelhanos possui 1 quilômetro de extensão e é aberta para a Baía dos Castelhanos, voltada para o leste. Para acessar a praia por mar, lanchas saem de Perequê em um trajeto de 1 hora. A curiosidade é que a praia vista de cima tem o formato de um coração. O local também é refúgio dos mergulhadores.

Praia de Castelhanos - Ilhabela SP