Itapuã é certamente a mais famosa praia de Salvador, já cantada em suas belezas por ninguém menos que Vinicius de Moraes. Fica localizada no conhecidíssmo bairro de Itapuã, no final da orla, a 21 quilômetros de Salvador.

Praia de Itapuã, Salvador BA

Lugar bucólico, Itapuã ainda abriga uma colônia de pescadores com suas jangadas, lugar emoldurado por águas verdes e pacíficas. Coqueiros próximos à praia convidam você para um gostoso banho de mar.

Praia de Itapuã coqueiros

Os famosos coqueiros

Praia de Itapuã

 

Apesar da aparente calmaria, a Praia de Itapuã é excelente para quem gosta de praticar mergulho e windsurfe e em alguns pontos, o surf. Em alguns pontos da praia, a profundidade pode alcançar entre 2 e 40 metros. Delicie-se com as magníficas formações de coral e com a piscina natural. Na maré vazia é possível nadar entre moluscos, algas, peixes coloridos e lagostas.

 

Farol de Itapuã

 

Os locais mais badalados ficam na proximidade do famoso Farol de Itapuã. Se você quiser conhecer a estátua da Sereia de Itapuã faça uma caminhada até a parte mais antiga.

Farol de Itapuã, praia de Itapuã

Farol de Itapuã – Cartão postal da praia de Itapuã

O turista encontra em Itapuã hotéis e pousadas, além das tradicionais barraquinhas com seus petiscos de frutos do mar. O movimento nos finais de semana é grande.

Em Itapuã está instalado um posto do Projeto Tamar uma vez que as tartarugas marinhas escolheram a praia para fazer a desova.

Existem outros atrativos turísticos. No local também está localizada a Capela de São Francisco. Trata-se de uma das mais antigas edificações bahianas, construída para abrigar a imagem de Santo Antônio Argoin. A padroeira do bairro é Nossa Senhora da Conceição e uma das festas populares feita em sua homenagem é a tradicional Lavagem de Itapuã. Outro chamariz é a barraca de Cira, no Largo de Itapuã. Seus frequentadores são turistas, nativos, políticos, artistas, todos ansiosos para provar o apimentado e famoso acarajé.

Itapuã é tudo isto e muito mais. Passe uma tarde em Itapuã. E se você não resistir, fique o tempo que quiser. Locais para hospedagem e diversão é o que não falta no local.

 

Mapa de localização – Praia de Itapuã, Salvador BA

[mappress mapid=”123″]