A Praia de Pitangueiras se localiza na parte central do Guarujá e, portanto, é uma praia bem urbana. O mar é muito bom para banho, com águas cristalinas, de um tom verde-azulado, e areias agradáveis de andar.

Praia de Pitangueiras - Guarujá SP

Quem gosta de mar agitado deve ir até o morro da Campina para a prática de surf. Outro esporte bem praticado é a vela. Os altos prédios próximos da orla fazem sombra no meio da tarde, mas nada que altere o movimento local, sempre grande. A dica para os turistas da alta temporada é fazer suas compras no Guarujá ou na sua cidade de origem. As filas que se formam na praia são imensas, os produtos tendem a escassear e a ficarem mais caros. O trânsito também é complicado nesta época.

Uma atração natural é a ilha Pombeva, cujos habitantes são os caranguejos e os urubus. No extremo oeste da Praia de Pitangueiras fica o edifício Sobre as Ondas.  A curiosidade é que ele está situado tão próximo ao mar que, na maré alta, as águas batem na base.

Praia de Pitangueiras Guarujá SP

Praia de Pitangueiras em Guarujá SP

Praia de Pitangueiras

Gastronomicamente, Pitangueiras oferece muitas opções ao visitante. Por todo o calçadão há restaurantes e bares, muitos com visão panorâmica para o mar.

O nome da praia tem sua explicação. No passado, havia muitos pés de laranjeiras na praia, gerando um grande cultivo. Porém, elas começaram a escassear e os moradores antigos passaram a plantar pitangueiras.

Os prédios altos e o cenário local chegam a lembrar de certos bairros do Rio de Janeiro, também com a vida noturna agitada. Mas se você deseja tranquilidade, vá para o Morro do Maluf, onde o surf também é praticado e há bem mais sossego.