No extremo sul de Ilhabela, na enseada de Enchovas, se localiza uma das praias mais encantadoras da ilha. A Praia do Bonete é famosa pelas suas ondas muito azuis que atraem muitos surfistas e por cerca de 100 famílias de pescadores de origem caiçara. Os 800 metros de extensão revelam muitas belezas. As areias claras dispõem de locais para canoas e barcos pequenos no Ribeirão do Bonete.

 Praia do Bonete Ilhabela

Mas para chegar a este pequeno paraíso não é muito fácil. A melhor opção é ir de barco, em uma viagem de mais ou menos 40 minutos. Mas quem está disposto a se aventurar e ir a pé, há uma trilha com diferentes níveis de dificuldade e que leva até a praia. O percurso leva cerca de 4h e 30 mim, possui cerca de 15 quilômetros de extensão e é recomendado que se faça acompanhado de um guia e de muito repelente. O trajeto vale a pena. No meio do caminho os aventureiros irão passar pelas cachoeiras da Lage e do Areado, conhecidas por sua beleza. A dica é ter bastante preparo físico para poder fazer o percurso com tranquilidade.

 Praia do Bonete em Ilhabela SP

bela Praia do Bonete – Ilhabela SP

Praia do Bonete – Ilhabela SP

Por ser isolada, a natureza é preservada, bem como a cultura caiçara. O modo de viver dos moradores é bem simples e um passeio local é bastante enriquecedor, com diversos atrativos turísticos a serem conhecidos. A começar pela igreja de Santa Verônica, cuja construção possui mais de 100 anos.

Praia do Bonete Ilhabela SP

Praia do Bonete

Conhecer a casa de farinha é imprescindível. Lá o visitante conhece todo o processo de como ela é feita. O turista certamente encontrará alguém que contará diversos “causos”, entre eles relatos sobre piratas e dos naufrágios que por lá aconteceram. Outro atrativo é a mini-hidroelétrica da praia, onde o guia irá explicar como é feita a geração de energia local. Na margem do rio Nema se localiza uma grande variedade de canoas caiçaras, coloridas e todas com nomes.

Visitar a praia do Bonete é uma viagem no tempo. Nas suas próximas férias venha para Ilhabela e conheça este lugar repleto de belezas naturais.