Garopaba, além da sua beleza natural, também se destaca por ter belíssimas praias. A natureza, sem dúvida, presenteou essa região do litoral de Santa Catarina com lugares encantadores. Conheça algumas delas e não deixe de visitá-la.

Praia de Garopaba

Praia de Garopaba SC

Praia de Garopaba em Santa Catarina

Localizada exatamente no centro do município de Garopaba, sua infraestrutura é excelente. Hotéis, pousadas, campings, farmácias, bares e restaurantes fazem com que os turistas se sintam em casa. Extensa, com dois quilômetros de extensão, a praia se localiza em uma enseada, propícia a banhos. Não é indicada para o surfe. Pescadores profissionais e adeptos de esportes náuticos fazem parte dos freqüentadores de Garopaba.

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem - Garopaba SC

Praia da Ferrugem - Garopaba

Sem dúvida, uma das praias mais badaladas de Garopaba e que atraem muitos surfistas graças a suas ondas perfeitas. A água esverdeada é um convite a mergulhos deliciosos. O canal que separa Ferrugem da Praia da Barra possui seu fundo cheio de areia. Em certos dias a água fica com um tom mais amarelado, semelhante à ferrugem, originando aí o nome do local. O pôr-do-sol é muito apreciado e fica no extremo oposto ao mar. Ferrugem localiza-se a 5 quilômetros da cidade de Garopaba.

Praia da Barra

Praia da Barra - Garopaba SC

O inusitado desse lugar é o morro que a separa da praia da Ferrugem. Na verdade é um Sambaqui e que, há tempos idos, foi um cemitério dos índios Carijós. Aliás, o morro é bastante frequentado pelos turistas, pois lá de cima a vista é surpreendentemente bela. As ondas chocando-se nas pedras oferecem um espetáculo imperdível. Na praia da Barra também existe uma lagoa de águas muito calmas, onde as crianças se divertem com banhos e mergulhos.

Praia da Gamboa

De mar aberto, essa bela praia é de difícil acesso. Quem a visita precisa atravessar os morros. Contudo, o sacrifício vale a pena. A sua vegetação exuberante encanta os turistas. Na praia ainda há uma pequena comunidade de pescadores, dando um ar nativo e rústico ao local. As águas cristalinas são bastante procuradas por surfistas. A atração maior fica entre agosto e outubro, quando a praia recebe a visita das baleias francas.

Praia do Siriú

Praia do Siriú - Garopaba SC

É uma área de preservação ecológica e faz parte do Parque nacional da Serra do Tabuleiro. Lá se pratica um esporte muito apreciado, o surf de areia, graças a suas enormes dunas, que chegam a 5 quilômetros de extensão. As águas doces do rio Siriú proporcionam gostosos banhos. Na lagoa do Macacu é possível relaxar durante horas somente pescando. Ali há diversas espécies de camarões e peixes. Caminhar nas areias, fazer trilhas e visitar a cachoeira são um dos muito atrativos que esse belo lugar oferece aos seus visitantes.

Praia da Preguiça

Pequena e tranquila, a Preguiça possui uma beleza ímpar. O litoral possui muitas rochas e a vista do mar batendo nas pedras é bastante apreciada do alto do costão. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é uma das atrações locais. Também é conhecida como “Prainha”. Localizada no bairro da Vigia, o lugar é totalmente residencial, com muitas construções modernas e belíssimas mansões, que contrastam com a beleza natural da praia.

Praia do Silveira

Praia do Silveira Garopaba sc

Considerada uma das praias mais belas de Santa Catarina, suas águas agradam muito aos surfistas. Selvagem e de vegetação praticamente nativa, muitos garantem que é a melhor praia para surfar do Brasil e a quinta no mundo. E isso tem uma explicação. No canto Sul o fundo é constituído de pedras, formando pistas de água em movimento. Não estranhe se encontrar surfistas estrangeiros na Silveira. Além disso, a praia é estuário da desova de tainha. Os pescadores também são atraídos para lá por causa dos peixes nobres que abundam nas águas, como robalo, badejo, garoupa entre outros. Não é indicada para banhos devido às ondas fortes.

Praia do Ouvidor

Praia do Ouvidor Garopaba SC

É quase 1 quilômetro de dunas e verde exuberante. O cenário é composto por areias claras, dunas e costões. A beleza já começa pela estrada de acesso, onde é possível avistar coqueiros e a mata virgem. Quem for visitá-la, é importante levar mantimentos, já que o lugar é praticamente selvagem e sem infraestrutura. Para fugir do estresse cotidiano, esse é um lugar mais do que perfeito. Venha descansar, pescar e praticar esportes aquáticos na praia do Ouvidor.

Conheça todas as Praias de Santa Catarina