São João Del Rei é uma bela cidade localizada no sudoeste de Minas Gerais. Dotada de muitas belezas naturais, o município foi fundado no final do século XVII por Tomé Portes del Rei.

 São João Del Rei Minas Gerais

Mais sobre a cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais

Grande e moderna, a parte histórica é afastada do restante da cidade. A produção agrícola, as indústrias e o comércio fazem de São João del Rei um lugar com grandes potencialidades.

Porém, sem dúvida, o que chama atenção e merece destaque especial é o belo centro histórico da cidade. É lá que se encontram os encantadores casarões e sobrados, muitos deles abrigando lojas e restaurantes. O Solar dos Neves, um dos pontos turísticos da cidade, pertence ainda à família do ex-presidente Tancredo Neves.

Os sinos fazem parte da tradição de São João del Rei. Os toques e os dobres possuem uma linguagem que somente os moradores da cidade entendem. São os sinos que anunciam procissões, horários das missas e até mesmo quando alguém falece. O normal é que eles toquem de 3 a 4 vezes por dia nos períodos dos tríduos, novenas e procissões.

Dotada de uma paisagem deslumbrante, as serras do Lenheiro e de São José são as preferidas pelos praticantes de esportes radicais para testarem suas habilidades. Além disso, o turismo ecológico atrai bastantes pessoas, já que a região abriga trilhas, cachoeiras e grutas. Caminhadas, trekking, rapel e rallies são os esportes mais praticados por lá. Quem visita São João del Rei não deve deixar de fazer o passeio de Maria Fumaça, através das belezas da serra de São José.

São João del Rei, Minas Gerais

São João del Rei

As atrações de São João del Rei não se restringem a apenas uma determinada época do ano. Para quem gosta de folia, o Carnaval é muito animado na cidade. No verão o a região é bem procurada por quem quer aproveitar a natureza. Nos feriados o município recebe um grande afluxo de turistas. Se você deseja conhecer o centro histórico evite os finais de semana prolongados para poder apreciá-lo com mais calma. Na época da Páscoa a grande atração são as procissões e as encenações da Paixão de Cristo. No auge da estação mais fria, em julho, o destaque fica para o Inverno Cultural, onde, como já diz o nome, a cultura está no ar. Artes, música, literatura e teatro nas ruas fazem a alegria de moradores e turistas.

São João del Rei é uma festa para os olhos. Visite essa linda cidade histórica nas suas próximas férias.