Serra do Tepequém fica dentro da cidade de Amajari, no estado de Roraima. Na área,se encontram lugares bastante conhecidos como Vila Cabo Sobrale, Vila do Paiva. Tepequém é vista como um local de alto potencial turístico, sendo visitada por muitas pessoas durante o ano inteiro.

Serra de Tepequém Roraima

Interferência da mineração em Tepequém

A geografia da Serra foi radicalmente modificada devido ao descontrole da exploração de diamantes. Um exemplo claro é a Cachoeira do Funil, que só ganhou essa forma homônima, após intensas dinamitações feitas por garimpeiros.

Pontos turísticos de Tepequém

Para quem deseja visitar o local, segue a relação dos principais atrativos turísticos: Cachoeiras do Paiva, Barata, Sobral, Funil, Laje Preta e Laje Verde (que foi descoberta recentemente), Platô (ponto mais alto da serra), Paraíso das Araras, Enseada da Anta (área preservada, onde é possível observar facilmente diversas espécies de animais, aves e insetos).

Além desses pontos turísticos, temos também em Tapequém: Caminho da Pedra Sabão (local em que as comunidades tiram pedra sabão para a confecção de artesanato típico), a Vila do Cabo Sobral (local privilegiado, onde existem belas casas antigas e detalhes característicos do garimpo anteriormente praticado) e as grunas – ou as grutas – subterrâneas.

Serra de Tepequém - Roraima turismo

Belezas da Serra de Tepequém - Roraima

Serra de Tepequém em Roraima

Serra de Tepequém - Roraima

Alimentação em Tepequém

Atualmente, existem quatro restaurantes nos quais os turistas podem realizar suas refeições: Restaurante da Helena, Restaurante da Irmã Regina, Restaurante Sr. Godim e Restaurante da Pousada PSJ.

Onde ficar em Tepequém

O camping é muito praticado na região, e é possível encontrar muitas barracas de turistas aventureiros na subida da Serra (Estância Ecológica do SESC). Além dessa, outras atividades são desenvolvidas na área, como: Trekking (caminhada), rapel, ecobike, banho em cachoeiras, observação diurna ou noturna de aves, contemplação da flora e fauna, trilhas de motocicletas e veículos 4×4, exploração geográfica em grunas e descobrimento de novos locais.

Na Serra do Tepequém, além do verde abundante, as cachoeiras são muito atrativas. Os banhos nas quedas naturais são muito bem comentados, considerados relaxantes e terapêuticos. Vale muito a pena conhecer Tepequém!