Em um simples barracão, ao lado de uma pequena horta, um teatro foi nascendo. O responsável por isso foi o ator Rubens Corrêa, falecido em 1996, que levava para os fundos da casa da sua mãe a turma do Tablado. Essa foi a origem do Teatro Ipanema, fundado por Rubens, Ivan Albuquerque e Leyla Ribeiro em 1968. Muitos autores e atores se consagraram nesse local, que incendiou as gerações entre os anos 1960 e 1980.

Depois de um tempo fechado, a Prefeitura do Rio de Janeiro comprou o lugar no início de 2012. Reformado e com novo projeto de curadoria artística aprovado, o Teatro Ipanema reabriu em junho de 2012 com a promessa de voltar aos 0velhos e bons tempos.

Rubens e Ivan foram os grandes inspiradores de uma geração de artistas, possibilitando a existência do famoso grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, lá foram encenadas muitas outras peças teatrais que fizeram estrondoso sucesso como O Assalto e O Beijo da Mulher Aranha.

Teatro Ipanema reconstruído

Totalmente remodelado, os camarins ganharam novo formato e agora o espaço conta com 230 lugares. Vale a pena visitar esse ícone do teatro brasileiro, sempre na vanguarda da arte. O Teatro Ipanema é um importante símbolo do turismo no Rio de Janeiro, a cidade que respira cultura e aguarda sua visita!