Inaugurado em junho de 1910, o Teatro José de Alencar possui uma arquitetura de encher os olhos. Os vitrais coloridos e uma estrutura metálica que veio da Escócia são apenas o aperitivo do que o turista irá encontrar no seu interior. Quem visita o teatro se encanta com as características da belle epoque mantidas e conservadas nos camarotes e nas escadarias. O jardim projetado por Burle Marx também é encantador.

Teatro José de Alencar

Diversidade cultural no Teatro José de Alencar

O Teatro José de Alencar possui vários ambientes que se destacam pela sua diversidade. A sala de espetáculo é em estilo art noveau. O auditório tem capacidade para 120 lugares. Além disso, há um foyer, espaço cênico ao ar livre e um prédio anexo com dois mil metros quadrados onde está localizado o Centro de Artes Cênicas. Mas não pára por aí. O turista ainda poderá visitar o Teatro Morro do Ouro, com capacidade para 90 pessoas e a praça Mestre Pedro Boca Rica. Este último é um palco ao ar livre, cujo espaço dá conta perfeitamente de aproximadamente 600 pessoas. Para os amantes da leitura, vale uma visita à Biblioteca Carlos Câmara. Galeria, teatro jose de alencar fortaleza cearáoficinas teatrais de dança e a orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho compõe esse fascinante espaço multicultural.

O Teatro proporciona visitas guiadas. Todo o percurso tem a duração de uma hora e é feito de terça à sexta-feira pela manhã e pela tarde. Sábados, domingos e feriados os passeios começam a partir das 13 horas. O roteiro passa pela edificação de 1910, os jardins de Burle Marx e o Centro de Artes Cênicas do Ceará, anexo ao prédio histórico. Há um valor simbólico cobrado pela visita. Todo o dia 17 a visitação é gratuita, bem como no último domingo de cada mês, durante o ano inteiro. Consulte a programação.

Para os amantes da arte, o Teatro José de Alencar é o maior ponto de referência cultural de Fortaleza. Não deixe de visitá-lo nas suas férias.