Em Três Coroas, a 26 quilômetros da cidade de Gramado, localiza-se um templo budista idealizado e construído pelo Professor Chagdub Rinpoche. Com destaque para a sua bela arquitetura, é o maior templo da América do Sul.

Templo Budista

O maior Templo Budista da América do Sul

Além de ser um local aberto para visitação, o templo budista de Três Coroas é destinado também ao estudo e prática do budismo. Sua localização é ímpar, ao alto de uma montanha. Não é preciso dizer que a vista lá de cima é incrível. Só por isso já vale a pena conhecer o lugar. Dentro do templo é proibido o registro de imagens.

O silêncio impressiona, bem como a construção e as estátuas. Os visitantes são agraciados com um vídeo que narra a história de Khadro Ling sendo possível obter conhecimentos sobre a filosofia budista. Orações podem ser oferecidas e apesar de não haver qualquer tipo de cobrança pelas visitas, quem quiser pode fazer doações. Vale a pena visitar as Rodas de Oração. Cada cilindro contém em seu interior mantras que giram sem parar. O Budismo diz que o movimento das Rodas de Oração gera energia que traz equilíbrio ao planeta.

O templo oferece para a comunidade práticas de meditação aos domingos, às 8 horas da manhã. Há ainda uma livraria onde o visitante tem maior contato com obras budistas. Os dias e horários de visitação são de quartas às sextas-feiras, das 9:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00. Sábados e domingos o horário é das 9:00 às 16:30. Nas segundas e terças-feiras o templo fica fechado. Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar a visita.

Não há restaurante e hospedagem aos turistas. Pouso só é oferecido exclusivamente para quem participa dos retiros. Uma informação importante aos visitantes é que nem todos os ônibus conseguem chegar ao estacionamento próximo do templo. Portanto, vista uma roupa cômoda e tênis para o caso de você precisar caminhar para chegar até ele. Em dias mais quentes é recomendado levar repelentes de insetos.

Não há restrições para quem quiser participar das práticas tradicionais do budismo tibetano como a Oferenda de Lamparinas, Oferenda de Tsog e Oferenda de Bandeiras.

Visitar o Templo Budista é um passeio único. Conheça Três Coroas nas suas próximas férias no Rio Grande do Sul.