Tiradentes, vizinha de São João del Rei, é considerada a mais charmosa cidade histórica de Minas Gerais. Cercada pela serra de São José, Tiradentes já foi palco de locações para produções da TV e cinema.

Tiradentes, Minas Gerais

Tiradentes-MG, Cidade Histórica com Arquitetura Colonial

O que chama bastante atenção nessa bela cidade mineira é sua arquitetura colonial. É impossível não se encantar com as ruas de calçamento de pedras pés-de-moleque. O casario é preservado e faz parte das atrações turísticas local. Atualmente esses antigos sobrados abrigam pousadas, antiquários, restaurantes e lojas de artesanato. Outro fato que chama atenção é que ao anoitecer esses lugares acendem lampiões e os colocam nas fachadas das casas. Sem dúvida, um cenário bem diferente para quem vive na correria da cidade grande.

Visitar Tiradentes e não passear de charrete não tem graça nenhuma. Elas fazem parte do charme da cidade e ficam no Largo das Forras, aguardando os turistas. O circuito percorre lugares como o Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês, e a mais bela de todas, com obras de Aleijadinho, a Matriz de Santo Antônio.

As charretes também fazem paradas nos mais diversos ateliês de Tiradentes. O artesanato merece destaque. Os artesãos confeccionam seus trabalhos com madeira, estanho, papel machê e ferro. A diversidade é tão grande que parece ser impossível escolher qual o mais bonito.

Fotos de Tiradentes – MG

Tiradentes, Minas Gerais mg

Tiradentes, Minas Gerais - MG

Tiradentes, Minas Gerais-MG

Mas além da história contada em cada recanto, Tiradentes está se tornando um importante pólo cultural. Eventos como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia são realizados na cidade há quase dez anos.
Falando em culinária, a comida mineira é constante nos restaurantes de Tiradentes, como não podia deixar de ser. Prepare-se para degustar os mais deliciosos pratos da região.

Uma ótima pedida para os amantes do esporte é fazer trekking até o alto da serra de São José. Mas para isso é necessário um excelente preparo físico.  São quatro horas de passeio e nove quilômetros de percurso, em uma altura de 1400 metros, sempre acompanhado por guias. E vale a pena, pois a paisagem é fascinante. Vá com roupas e calçados apropriados, além da filmadora para registrar os belos panoramas. Uma peculiaridade são os resquícios dos caminhos que foram abertos pelos escravos lá pelos idos do século XVIII para transportar ouro.

Tiradentes, com seu belo cenário, aguarda a visita de você e sua família.