A Torre de TV Digital de Brasília é mais um belo monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Conhecida como a “Flor do Cerrado” devido ao seu formato parecido com uma flor de duas pétalas, a torre foi inaugurada no dia 21 de abril de 2013, em comemoração ao aniversário de 53 anos da Capital Federal.

Torre de TV Digital - Brasília DF

A Torre Digital, como o nome já diz, vai servir para transmissão do sinal digital de TV em todo o Distrito Federal e Entorno de Brasília, substituindo a antiga Torre de TV. A antena de transmissão, no entanto, ainda não foi instalada, a previsão é que esteja funcionando até o final de 2013. Mas o local já está aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9h as 17h com entrada gratuita e guiada.

O Formato da Torre

A Flor do Cerrado tem a base e o corpo em forma cilíndrica, que representa o “caule”, e duas cúpulas que formam as “pétalas” da flor, localizadas no meio da estrutura.

Em uma das cúpulas suspensas (pétalas) funciona um salão para exposições de artes, onde se encontra uma maquete de Brasília, e a outra cúpula será usada para abrigar um bar/café, mas ainda sem previsão de inaguração.

No 13° andar, no alto da flor, a 110 metros de altura, fica o mirante com vista 360° do skyline da cidade.

Torre de TV Digital - Brasília - A Flor do Cerrado

Torre de TV Digital a noite

Torre de TV Digital BsB DF

 Torre de TV Digital DF

Subida ao mirante da Torre de TV Digital

A recomendação é que você chegue o mais cedo possível para visitar a Torre, como são poucos dias na semana que o lugar está aberto, costumam ir muitas pessoas e a fila de espera fica enorme. O sol forte do Cerrado pode não ser agradável para todos.

A subida à torre é feita por três elevadores com capacidade para até 10 pessoas cada. O passeio até o mirante da Torre é guiado, atualmente por uma senhora já de idade e muito simpática que conta a história da Torre, e limitado a somente 30 visitantes, sendo que crianças, idosos e portadores de deficiência têm preferência.

Informações úteis

O mirante da Torre de TV Digital é aberto aos sábados, domingos e feriados de 9h às 17h. A entrada é gratuita e feito por ordem de chegada. Se você não quiser perder o passeio, chegue ao local bem antes das 17hs, pois esta é a hora da última subida e como costuma ter grandes filas, é importante chegar cedo.

Como chegar à Torre de TV Digital

Sega pela pista EPIA Norte, sentido Sobradinho, e virar à direita quando chegar ao Balão do Colorado. No caminho há algumas placas indicando a entrada de acesso à torre. O estacionamento é gratuito e tem vaga para mais de 700 veículos.

Para quem vai de ônibus pode pegar a linha 501.2 que sai da Rodoviária até a Torre de TV Digital somente nos dias de funcionamento do local (sábados, domingos e feriados).