No rio Paraná, em Foz do Iguaçu, fica localizada a maior usina hidrelétrica em operação do planeta. A Usina Hidrelétrica de Itaipu, mundialmente conhecida, é uma bela obra de arquitetura e atrai milhares de turistas do mundo inteiro. Sem dúvida, é um dos grandes pontos turísticos de Foz do Iguaçu e região.

 Itaipu - Paraná-PR - Usina Hidrelétrica de Itaipu

História da Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina de Itaipu foi aberta à visitação pública em 1977. A entrada é gratuita. Durante a noite, há um show de luzes na usina e nessas ocasiões há a cobrança de ingressos.

Construída a partir de 1974, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é Binacional, em conjunto com Brasil e Paraguai. O início das operações se deu em 1984 e ela é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Itaipu é a uma das principais fontes de energia do Brasil e também um complexo turístico incrível. As visitas são agendadas e guiadas. Lugares como o Zoológico Regional e o Refúgio Bela Vista foram construídos para abrigar os animais que viviam na região antes da usina. O Ecomuseu atrai muitos turistas, pois seu acervo conta a história local desde os seus primórdios.

As dimensões da Usina são impressionantes. A barragem principal possui cerca de 196 metros de altura. Para se ter uma idéia, isso equivale ao tamanho de um prédio de 65 andares. O mirante central de Itaipu permite uma bela vista da barragem e do vertedouro. Os vinte condutos da usina, com mais de 10 metros de diâmetro cada, fazem o desvio da água do Rio Paraná para gerar a energia elétrica. Seu potencial é tão grande que a Usina Hidrelétrica de Itaipu produz energia para mais de ¼ do país e de praticamente todo o Paraguai.

Fotos da Usina Hidrelétrica de Itaipu

 Usina Hidrelétrica de Itaipu, Paraná-PR

Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional

vertedouro da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Usina Hidrelétrica de Itaipu a noite

O Parque Tecnológico de Itaipu, criado em 2003, tem a missão de promover a expansão de tecnologias ligadas à geração de energia. O Observatório Planetário e o espaço para artesanato, compartilhado entre Brasil, Argentina e Paragua, são uma das estruturas do Parque. Além disso, todos os atrativos turísticos de Itaipu são de sua responsabilidade.

Sendo um enorme potencial turístico da região, a Usina de Itaipu vem constantemente incrementando suas atrações. Dentro do Parque Tecnológico de Itaipu foi inaugurado, há poucos anos, um complexo astronômico de excelência.

Se você ficou interessado em conhecer Itaipu, pode fazer a Visita Panorâmica e que inclui um vídeo explicativo, passeio de ônibus sobre a barragem, parando no mirante. Há a opção de fazer o Circuito Especial. Pelo nome é possível perceber que o passeio é mais longo, com visitas dentro da Usina. A Visita Noturna ocorre somente sextas e sábados. Toda a estrutura da barragem ganha iluminação especial e o passeio é acompanhado por música. Imperdível.

Venha conhecer uma das maravilhas do mundo moderno! Inclua a Usina Hidrelétrica de Itaipu no seu roteiro de férias.

Consulte o site www.itaipu.gov.br para mais informações!