O município de Canela, no Rio Grande do Sul, presenteia seus visitantes com paisagens deslumbrantes. Uma delas é o Vale da Ferradura, localizado a 13 quilômetros do centro do município. As altitudes variam entre 400m a 750m, em uma área de 200 ha aproximadamente.

Vale da Ferradura - Canela RS

Vale da Ferradura, Canela RS – Lazer para toda a família

A integração dos turistas com a fauna e a flora está sempre presente no Vale da Ferradura. O rio Santa Cruz é o responsável pelo desenho do canyon, cujas paredes chegam a ter 420 metros de profundidade.

Lazer para toda a família é o que se encontra no Vale. São 4 trilhas − sendo que uma delas leva a uma cachoeira onde é possível espantar o calor com um banho − 3 mirantes, 8 churrasqueiras, playground para a criançada e lanchonete.

Os mirantes são uma atração à parte. O principal deles é o do Vale da Ferradura, cujo acesso se dá por uma escada. Desse mirante avista-se a Cascata do Arroio do Caçador e uma visão quase que total do Vale, embora não seja possível ver o formato completo da ferradura. Mesmo assim a paisagem é incrível e vale a pena ser registrada em todos os seus ângulos. O outro mirante é o do Vale do Arroio Caçador, cujo acesso é feito por uma trilha curta, de aproximadamente dois minutos. E o último mirante é da Cascata do Arroio Caçador. O turista precisa enfrentar uma trilha um pouco mais difícil, em uma descida de 50 metros.

Vale da Ferradura – Fotos

Vale da Ferradura - Canela RS

Vale da Ferradura - Canela RS

Vale da Ferradura - Canela RS

O visitante deve observar algumas orientações dadas pela Administração do parque durante sua permanência no local. As principais delas são visitar somente os locais liberados, praticar esportes de riscos somente autorizados pela Administração, não remover a vegetação, não marcar rochas e árvores, não utilizar aparelhos sonoros, produzir fogo somente nas churrasqueiras, não dar alimentos para os animais que por ventura encontrarem e colocar o lixo nas lixeiras.

Os adeptos de esportes considerados naturais podem usufruir do Vale da Ferradura para praticá-los. Trekking, caminhada, escalada e mountain bike são os escolhidos.

Natureza, ar puro e muita paz. É isso que você irá encontrar no Vale da Ferradura. Venha conhecer Canela!