Em 1959, quando o Zoológico de Belo Horizonte foi inaugurado, ele era muito pequeno e ficava localizado no Parque Municipal. Na época não havia muitos atrativos para os visitantes, somente algumas exposições de aves. Alguns anos depois, a área do Parque Ecológico da Pampulha foi escolhida para abrigar o novo Zoo e mesmo após sua inauguração, os esforços para manter o zoológico, com construções e reformas, não cessavam, apesar dos parcos recursos.

Entre os anos 70 e 80 foi construída a Portaria da Pampulha e realizadas melhorias que, aos poucos, começaram a dar nova cara e formato ao lugar. Os animais passaram a receber ambientes mais apropriados e as espécies aumentaram. Enfim, o zoo de Belo Horizonte iniciou seu processo de modernização. A partir de 1991, o jardim zoológico passou a fazer parte da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.

Zoológico, Belo Horizonte MG

Atrações do Zoológico de Belo Horizonte

Atualmente, o local conta com cerca de 3360 animais e mais de 270 espécies. Répteis, aves, anfíbios e mamíferos vêm dos cinco continentes. Além da preocupação com a saúde física dos animais, o zoológico valoriza muito o fator psicológico. Um exemplo disso é o projeto Bem-Estar, criado para a adoção de técnicas de diminuição do estresse para os animais que vivem em cativeiro.

Jardim Zoológico de Belo Horizonte MG

Jardim Zoológico de BH

Jardim Zoológico, Belo Horizonte - Minas Gerais

Os visitantes têm a sua disposição três grandes atrativos. O Aquário Temático da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco constitui-se no maior aquário de água doce do Brasil. O Jardim Japonês foi criado em 2008 para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. Outra atração imperdível é o Borboletário, 1º da América do Sul aberto à visitação pública. Muito apreciado, os visitantes podem ficar mais perto dos dois insetos que habitam no viveiro.

Passear no Jardim Zoológico de Belo Horizonte é um excelente programa familiar. Venha conhecer!

Para mais informações sobre o Zoológico, acesse: www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativos-turisticos/zoologico